sexta-feira, agosto 29, 2008

Vacation ahead.

Now I am preparing my vacation. Willl be a travel crossing the south of Brazil and get into Paraguay finishing in Assuncion. Some days driving my car will refresh my soul and pleasure my eyes with the naturals beauty what i find in this way. I think the parture will occur in the second week of november.
Soon I tell you more.

quinta-feira, agosto 28, 2008

Propaganda eleitoral gratuita.

O blog Máquinas de letras propõe um grupo de escrita que consiste no seguinte:

Você escreve um post sobre cinco coisas que você acredite ser melhor do que assistir o horário de propaganda eleitoral gratuita na TV, posta no seu blog e linka para esta página. Depois do seu post pronto você passa aqui e avisa, para que eu possa ir lá, coletar a sua lista e agregá-la às demais. Dia 15 de setembro fechamos as participações e fazemos a postagem final com os links dos participantes.

Pode ser qualquer coisa que você acredite ser melhor do que assistir o horário de propaganda eleitoral gratuita na TV. Sei lá, qualquer coisa mesmo!

Quanto menos lugar comum, melhor.

Apresento alguns motivos para participar:

Será mais uma postagem: Se você tem um blog, você sabe como às vezes é complicado arrumar sobre o que escrever..

Link: É um fato: Blogueiros amam links e eu irei linkar todos os participantes.

Desafio: será que o pessoal irá usar e abusar da sua cria tividade ou a maioria irá apelar para coisas mais básicas.

Participação: Se a blogosfera é feita de conversações, onde estão elas? É algo muito pouco exercido na internet, com iniciativas dessas você realmente participa de uma conversação sobre um assunto atual e que interessa a muitas pessoas. Conhece novos blogs e blogueiros.

Listas: Todos amam listas. É um exercício de criatividade, gera reações por faltar algo ou ter algo que não devia estar lá, são fáceis de se fazer e divertidas também.

Pra começar ai vai a minha:

1 – Ler os livros que estão se acumulando na estante.

2 – Dormir.

3 – Jantar.

4 – Assistir a filmes no DVD.

5 – Pensar no post do dia seguinte.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

terça-feira, agosto 26, 2008

Pais e filhos Nº 02. Café


- Amor seu café ainda está quente?
-Não. Mas deixa pra lá. Depois que me tornei mãe eu nunca mais soube o que nunca mais soube o que é café quente. Café frio, comida fria eu já estou acostumada mesmo.

Gostou do texto cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

segunda-feira, agosto 25, 2008

Citações Nº 22. Fiodor Dostoievski


"Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar."

(Fiodor Dostoievski)

E ele estva certo ou não? Por favor, esclareçam-me.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

sexta-feira, agosto 22, 2008

Music

Tomorrow will be my first music lesson. I found a school in front of bay. And the best of all, is completly free.
Protect your ears I will learn music!

O Egípcio

Pro pessoal que pediu mais informações sobre o livro ai em baixo está uma resenha que eu encontrei enquanto vagava pela internet.


O EGÍPCIO é a reconstituição total de uma era até hoje não devassada pela ficção, e como tal, enriquecem-na veias túmidas de fascinante erudição. Inteiramente autêntica, está escrita num estilo literário de que pouquíssimas novelas históricas podem gabar-se. Passa-se no Egito, mais de um milênio antes de Cristo, e abrange tudo do mundo conhecido de então. Vem narrada por Sinuhe, médico do Faraó, e é a história de sua vida. Desfilam inúmeros personagens, descritos com perfeição, alguns dos quais dificilmente serão esquecidos: Horemheb, o general do Faraó, que dirigia sua carruagem sobre mulheres, crianças e velhos das terras conquistadas; Nefer-nefer, com quem as modernas irmãs do pecado jamais poderiam competir; Minea, a virgem votada aos deuses, dançando nua diante dos touros sagrados; a rainha Nefertiti, cuja beleza física era perigosa em demasia por estar combinada com a malícia e a inteligência aguda; o escravo Kaptah Kaketamon, a bela irmã do Faraó Akhnaton... Intriga, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosa são contados, enquanto Sinuhe vai revelando sua vida, ora radiante, ora desesperançada. Há grandeza impressionante em “O EGÍPCIO”, amplo rasgo do romance verdadeiramente de primeira classe, o triunfo assombroso de uma grande imaginação criadora, uma obra épica magnífica. É um livro que o entreterá por várias horas, deixando-o em suspenso, possuído de um encanto que jamais será esquecido. Mika Waltari era quase desconhecido fora da Finlândia, sua pátria. Produzira considerável número de peças teatrais, poemas e novelas logrando grande êxito local, porém sem grande repercussão internacional. Suas primeiras influências literárias foram os escritores franceses modernos; suas obras estavam cheias de problemas da mocidade, os enredos, um tanto sensacionais, girando em torno dos conflitos do álcool e do sexo, e Mika Waltari fazia parte então de um grupo de literatos radicais que se cognominavam de “Os Condutores da Tocha”. A primeira transformação sensível no gênero literário de Waltari se processou em 1938, com a peça “Akhnaton”. As pesquisas em que se orientou nessa peça o conduziram ao plano de “O Egípcio”. Infelizmente a guerra prejudicou muito o seu trabalho, atrasando a publicação, que ocorreu somente em 1945, logo se tornando uma sensação, não tardando que as traduções se sucedessem através do mundo!

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Mika Waltari


O texto abaixo foi tirado daqui e traduzido por mim da melhor maneira que pude. Espero dessa forma esclarecer um pouco mais sobra a vida desse autor que tanto me agrada e que não é conhecido por muitas pessoas. Aproveito para lembrar que esse ano comemora-se o centenário do seu nascimento.

Leiam e divirtam-se..



Mika Waltari nasceu filho de um pastor luterano, em Helsinque, em 19 setembro 1908. Seu pai era Toimi Armas Waltari educador severo dos seus filhos com um temperamento explosivo, mas não sem uma parcela de afeto. Ele acreditava no provérbio "Inutilize a vara e estragará a criança".

Ele tinha muitos amigos; provavelmente ele ganhou mais amigos como um clérigo e um pregador do que como professor, que era o seu principal meio de subsistência. Quando seus amigos pediam ajuda e ele realmente não podia fazer nada, ele costumava dizer "vamos rezar juntos".

Em 1912, a família Waltari mudou-se para Mikkeli, onde viveu por dois anos antes de regressar a Helsinque. O pai Toimi Waltari morreu em 1914 com a idade de 32. Toimi Waltari escreveu algumas obras de ficção, incluindo Unohdettuja em 1912, baseado em suas experiências como capelão prisional. Ele também publicou alguns livros da juventude, incluindo David Livingstone, em 1914 e Rakkauden sankareita. Von Bodelschwing ja Barnardo em 1914. A próxima série juvenil ficou inacabada por causa de sua morte.



A morte do pai quando ele tinha cinco anos de idade foi a tragédia dos primeiros anos de vida de Mika Waltari. Ele experimentou uma variedade de conflitos e anseios em sua juventude, provavelmente por causa de sexualidade reprimida, intimamente ligada à ansiedade causada por uma crise religiosa. Desejos eróticos e religiosidade formaram uma área indivisível, na sua personalidade, e era impossível e nem sequer era necessário fazer a separação entre os dois. Nesta área, ele foi mais sensível para a vida e sentiu mais fortemente o conflito entre o ideal inatingível e realidade insatisfatória, reagindo mais sensivelmente à coação e pressão do exterior.


Waltari, o aluno, cresceu sem um pai, mas com a sua abençoada genética. Ele sabia que não estava muito interessado na escola, foi um mal necessário que só tinha de ser tolerado. Sua maior tensão psicológica no colegial foi provavelmente a sensação de que sua mãe foi obrigada a trabalhar para colocar seus filhos na escola. Ele não podia reprovar ou ser mantido um ano a mais na escola, porque isso significaria pagar taxas extras. Enquanto estava na escola, ele escreveu poemas e histórias para student union publications. Ele formou-se Suomalainen Normaalilyseo na escola secundária (finlandês Liceu Normal), em 1926, especializado nos clássicos.


Bibliotecas se tornaram lugares de tesouros para o jovem Waltari. Como um estudante, ele alega ter passado através de praticamente todos os livros armazenados na biblioteca da cidade de Helsinque, naquela época.


"Deus, até lá, no espaço nobre, deve ter rido muito quando ele estava olhando para a alma de Aarne Tammi. E quem sabe, talvez houvesse uma decisão feita direito, então, até lá, sobre ele. Houve também narcisismo e muita presunção sobre ele, mesmo que no fundo ele fosse um bom menino e fizesse coisas boas. Ele só precisava de uma limpeza e refinação. Ele precisava para entrar no caldeirão da vida, onde toda a sujeira e queima e só o que resta é ouro puro”, aos 17 anos de idade, Waltari, o estudante, escreveu em seu primeiro trabalho Jumalaa paossa (Escape Deus, não disponível em Inglês) em 1925.

O cristianismo do Waltari doméstico foi fortemente influenciado por uma raça de idealismo defendido pelo gosto de Leão Tolstoi e Arvid Järnefelt. Em seguida Waltari busca um tom de um forte anseio de absolutismo e unidade. Ele sofreu de não ser capaz de satisfazer esse anseio em sua vida intelectual e espiritual. Ele ventilou estas ansiedades, nas pequenas histórias de terror que escreveu sob o pseudônimo Kristian Korppi.


Em 1926, depois de um romance fracassado, Waltari viajou para a casa de um dos amigos em Vuoksenniska, Imatra, para o Natal. Durante as duas semanas que ele passou lá, escreveu uma coleção de poemas Sinun ristisi juureen (Por Sua Cruz, não está disponível em Inglês). A coleção transmite uma sensação de experiência pessoal.



A decepção após a partida de um ente querido, o sentimento de ser deixado sozinho e rejeitado por Deus deixou-o pensar que ele era um completo fracasso na vida. "Depois das experiências amargas no amor eu comecei a ler teologia e sofri uma enorme e quase mística transição religiosa. Nesse momento na minha vida eu tinha a convicção inabalável dos jovens de que eu seria melhor servindo as outras pessoas como um clérigo."


"Sinun ristisi juureen a coleção tinha apenas alguns poemas de verso livre-, eles foram obrigados versículo, ainda eu tentei evitar os finais mais convencionais em rima. Após os conflitos pessoais, decepções e ambivalência, esta foi, por assim dizer, um retorno para algo mais familiar e seguro. Minha hereditariedade teológica contribuiu para manchar o fato de que uma grande e ousada rebelião estava próxima a seguir por uma quase tão grande contra-reação".



Mika Waltari casou-se em 8 de Março de 1931 com Marjatta Luukkonen. Marjatta foi a filha mais jovem do Major-General Medico Antti Eemil Luukkonen e sua esposa Bertha Vilhelmiina (née Carlson).


O retiro de verão da família Waltari em Sulosaari próximo ao canal de Saimaa no leste da Finlândia, foi um longo tempo refúgio para criação e também para o descanso. Desde 1940, a família começou a passar seus verões em Kalhonkylä em Hartola, Sul da Finlândia, onde a sogra de Waltari tinha uma casa de veraneio, e ocupava uma sala no sótão. Foi onde Waltari escreveu suas obras literárias, incluindo o Egípcio, O aventureiro e O renegado. Entre 1945-49, a família Waltari passou seus verões em Kalhonkylä, assim como diversos períodos depois.

Mika Waltari morreu em 1979.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

Como fugir do horário político obrigatório

Boas notícias!
Começou o horário político obrigatório. O que tem de bom nisso? Ora! Ontem consegui reunir a família para participarmos de uma maravilhosa atividade em conjunto. Alternando-se na leitura ficamos de noite em frente à TV durante horas com o aparelho desligado e tendo por companhia as palavras do grande escritor Mika Waltari. Ganhei de presente o livro O egípcio. Há muito que eu o buscava pelos sebos da cidade e enfim minha esposa o achou e fez questão de regalar-me com esse mimo. Chegou exatamente no dia em que começou o horário político obrigatório. Agora me esforço para conseguir que todas as noites possamos, como uma família unida, compartilhar essa maravilhosa história. Assumo que sou um tanto suspeito para falar desse livro já que estou começando minha terceira leitura dele, mas o fato é que a obra é muito boa. E que agora acho que conseguiremos nos livrar do jugo da TV. Pelo menos enquanto durarem as campanhas eleitorais.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, agosto 20, 2008

Pais e filhos Nº 01. Alimentação



Filha – Mãe bota o cachorro pra fora que ele quer comer o meu salgadinho.


Pai – Se vira filha. O mais esperto fica com a comida.


Mãe – Filha então esquece o cachorro e foge do teu pai.




Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

terça-feira, agosto 19, 2008

Doação de sangue

Em busca de uma tarde de folga me voluntariei a fazer uma doação de sangue. Um ato nobre e altruísta, eu acho, não demora muito, é seguro e ajuda a muitas pessoas. Comuniquei o meu chefe imediato e parti em direção à Ilha de Santa Catarina.
Um dia quente e ensolarado em pleno inverno. Seria perfeito, caso não houvesse um trânsito lento e confuso já as 14h00min. Mas deixando esse pequeno contratempo de lado, cheguei ao Hemocentro de Santa Catarina, Hemosc, e numa agradável surpresa constatei que eles oferecem estacionamento gratuito aos doadores. Estava lá cheio de vontade de oferecer minhas veias à agulha, só que para minha tristeza, logo na recepção fui informado que devido a minha recente vacinação contra a Rubéola agora me encontrava totalmente incapaz de ofertar minhas hemácias e outros hemoderivados a quem quer que fosse. Porém nem tudo estava perdido, a partir do dia 10/09 já poderei assumir novamente minha responsabilidade de doador e ajudar até quatro pessoas a cada doação, ou seja, mês que vem teremos outro post falando sobre isso e espero que enfim essa história tenha um final feliz.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

segunda-feira, agosto 18, 2008

Frases Nº 14. Orkut

O mundo é pequeno. O Orkut é menor ainda.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

quinta-feira, agosto 14, 2008

No trabalho. Nº 04. Funcionários e esposas.


Administrador 01 - Você acha que eles vão gostar das alterações que fizemos?

Administrador 02 - Não. Eles nunca estão satisfeitos.

Administrador 01 - Parecem esposas.

Administrador 02 - Nasceram pra reclamar.

Administrador 01 - Quem? Os funcionários ou as esposas?

Administrador 02 - Ambos.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, agosto 13, 2008

Coisas de casal. Nº 08

Coisas de casal 08.jpg

Ela - Querido nós vamos fazer amor hoje a noite?

Ele - Não bem eu tô muito cansado.

Ela - Então passa a salada de cebola e o vinagre.




Desenhos exclusivos da Juju cartoon para a série Coisas de casal e a partir de agora vou atualizá-los e repuplicá-los com essas ilustrações. Apreciem, comentem e visitem o blog da nossa colaboradora.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo a esquerda e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

segunda-feira, agosto 11, 2008

Vi na TV e gostei.




Poema tirado de uma propaganda de tv. Gostei e agora publico aqui.
““A idéia é a rotina do papel

O céu é a rotina do edifício

O início é a rotina do final

A escolha é a rotina do gosto; O espelho é a rotina do oposto;

A rotina do jornal é o fato; A celebridade é a rotina do boato

A rotina da garganta é o rock; A rotina da mão é o toque

O coração é a rotina da batida; A rotina do equilíbrio é a medida

O vento é a rotina do assobio; A rotina da pele é o arrepio

A rotina do perfume é a lembrança; O pé é a rotina da dança

Julieta é a rotina do queixo; A rotina da boca é o desejo

A rotina do caminho é a direção; A rotina do destino é a certeza; Toda rotina tem sua beleza.”


Aí em baixo vai o vídeo da propaganda.









Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

Citações Nº 21. Lévi-Strauss


"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas."

(Claude Lévi-Strauss )

segunda-feira, agosto 04, 2008

Como fazer miojo

Quando eu fiz esse post, Almoço, Florianópolis, 28/02/2007, eu não imaginava quantas pessoas chegariam até o Máquina de letras em busca de receitas sobre como preparar o famigerado miojo. De tantas visitas que recebi resolvi atender a necessidade dessas pessoas que precisam incrementar um pouco suas refeições.
Abaixo segue a minha proposta.

Para os mestres-cucas de plantão segue a minha receita particular de macarrão instantâneo mais vulgarmente conhecido como miojo.
Primeiro cozinha-se o troço em água fervente por três minutos. Em seguida escorra a água até ficar somente o "macarrão". Adicione o tempero em pó, argh!
Até aí você seguiu os procedimentos padrões para o preparo da maioria dos macarrões instantâneos que encontramos nos mercados. Agora para melhorar; melhor dizendo para dar gosto de alguma coisa a essa massa informe de carboidratos, abra uma lata de atum, escorra o óleo e despeje o conteúdo sobre o macarrão. Misture bem e sirva.
Boa sorte e que Deus tenha piedade da sua alma.

Como a criatividade humana é praticamente infinita aproveito pra atualizar esse post com a contribuição que o Gabriel deixou aqui em  22/06/10:
"To quase dormindo aqui, então resolvi contar um segredo meu de culinária... ensinar vocês fazerem um miojo diferente. É assim..

Faz o miojo normal como você sempre fez... quando o macarrão estiver quase no ponto, retire quase toda a agua e coloque algumas colheres de requeijão (2 ou 3), deixa o requeijão dar uma derretida e retira do fogo.

O miojo fica no esquema!!

kkkk foi mal... to com sono... e na verdade é a única coisa que sei cozinhar .. mas experimentem que fica bom msm :P"

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

sexta-feira, agosto 01, 2008

Friday. A mulher do futuro

O que Robert A. Heilein nos oferece nesta obra é uma deliciosa aventura num futuro confuso quando o planeta em franca decadência é divido em diversos pequenos estados manipulados por mega-corporações. Democracias, ditaduras, monarquias e outras tantas formas de governo estão presentes. Os Estados Unidos da América já não existem como conhecemos. Está divido em diversas cidades estados muito semelhantes as antigas polis gregas.

Friday é o supre-sumo de um laboratório de engenharia genética. Denominada como Pessoa Artificial (P.A) ela foi dotada de características sobre-humanas Tais como força, velocidade, audição, raciocínio e outras mais. Treinada para o combate corpo-a-corpo, táticas de guerrilha, terrorismo, manuseio de armas e veículos ganha a vida trabalhando como mensageira de uma organização secreta liderada pelo homem misterioso que aparentemente está sempre a par de tudo na política internacional e atende pela alcunha de "Chefe".

Quando não está carregando mensagens secretas Friday tenta levar uma vida normal aproveitando os gatos e as paisagens bucólicas da fazenda onde ela reside com sua família neo-zelandesa. Neste faceta da história observamos um casamento grupal com vários maridos, esposas e diversas crianças. Onde todos são responsáveis por todos formando tanto uma família quanto uma cooperativa econômica.

Um livro repleto de ação, reviravoltas, romance, sexo e intrigas políticas e corporativas. Contando as peripécias de uma loura exuberante em busca da sua identidade e do seu verdadeiro lugar no universo. Uma excelente história para quem aprecia livros de aventura e ficção.



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!