sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Grafitti na praia da Pinheira

Domingo foi dia de acompanhar o cunhado até a Praia da Pinheira na Palhoça onde ele correu uma prova de 30 Km pela orla marítima. Enquanto a prova de duas horas e pouco se desenrolava eu a Edy e a Liz aproveitamos pra fazer um ensaio fotográfico com a pequena. Depois de muitas fotos, troca de roupas, penteados e locações veio a tão merecida folga. Nessa hora peguei a máquina e registrei um grafitti que encontrei nas pedras da praia.Certo ou errado? Não sei. No momento me restrinjo a registrar o momento e compartilhar com vocês aquilo que chamou a minha atenção.
As fotos da Liz ficaram bonitas e já foram pro Facebook. Além da beleza das fotos algo que nos deixou muito contentes é que eu e a Edy estamos começando a pegar o jeito com a Canon 7D. Depois de alguns anos com ela na mão estamos ficando mais confortáveis pra manipular foco, abertura e velocidade de exposição. E cada vez mais tenho a certeza que só a prática constante pode levar ao domínio desses que são fatores que são tão fundamentais ao exercício da prática fotográfica.
Àqueles que tiverem chance recomendo que visitem e conheçam a praia em questão. Um lugar tranquilo, próximo a Guarda do Embaú e com uma estrutura bem bacana pra receber os turistas.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Eu e o Vine

Além do curso de tv e cinema escandinavo estou fazendo um curso de Produção e Edição de Vídeos no IFSC da Palhoça. Como primeira tarefa do curso fomos convidados a utilizar o Vine para criar um filme que nos apresente para a turma. Este foi um verdadeiro desafio. Eu definiria o vine como um twiter para vídeo. A ferramenta é muito, mas muito restrita mesmo. Então pra fazer algo que preste você vai ter que torrar alguns milhares de neurônios. E foi isso o que fizemos e aí embaixo está o resultado.




Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

De volta ao estudo com o Coursera

Para que não se diga que a minha vida anda muito parada e que este blogue vive em compasso de pasmaceira e nada acontece. Aviso aos navegantes que no momento estou estudando no Coursera as aulas de Scandinavian Film and Television o que como o título mesmo diz é sobre tv e cinema escandinavo. Uma das primeiras coisas que eu aprendi no curso foi discernir exatamente que P0RR@ é essa de Escandinávia. Até o momento pra mim eles eram todos vikings barbados e rudes. Resumindo, um bando de ogros. Graças ao curso encontrei este site que é um ótimo lugar para você conhecer um pouco mais sobre Dinamarca, Noruega e Suécia. Sim, estes são os países escandinavos. Não deixe de conferir o site do Scandinavia and the World afinal nada melhor do que aprender com um sorriso no rosto.
Diferente dos outros dois cursos que fiz no Coursera este teve uma tarefa que constituia em escrever um pequeno texto em inglês sobre o filme "Ordet" de Carl Th. Dreyer. Fileme este que ganhou o leão de ouro no festival de Veneza de 1955. O filme é fácil de achar no youtube e também nos sites de torrents, pirate bay, e outros. Um filme interessante e que vale a pena conferir. Difícil foi escrever alguma coisa com esse meu inglês estilo the book is on the table. Caso alguém esteja curioso pode conferir o meu trabalho ai em baixo.

The film deals with the issue of faith what is constantly challenged by questions that arise day by day in the heart of believers and the conflicts between different strands of Christianit. Showing forcefully that in the real world the true faith can only be found in people considered outside its common judgment or the children who are unable to discern reality from fantasy . Contradictions between belief and doubt become even more evident when the pastor tries to get up to prevent Johannes proceed the resuscitation . The cleric isn't able to believe in that thing , resurrection of the dead , which is central in their religion.
The style of the film tends to realism . With a lean scenography and actors working to reinforce this feeling of veracity. Must be noted that the great tool Dreyer is the traveling that accompanies your characters through the action. Putting the viewer in the position of the fly on the wall, as a witness of the family environment. Even the outdoor scenes the camera handling is minimal.
The awakening of Inger the faith of  Borgen and Taylor reborn finishing their disputes about what was authentic creed. In the same context we see faith sprout in the heart of Mikkel which hitherto abstained from any kind of religion. Interesting that the cure of Johanes, that alone would be a great miracle enough to end the movie, goes almost unnoticed into the atmosphere that was created for the final scene.
We can say is that the end of the film leaves us optimistic tone about faith both in humans and in life. However the scene of the abort  is a scene that is só high tension that shake with the nerves of the expectator in a level that can be compare with the bests moments of Hitchcocke.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

Voluntariado ou necessidade X vontade

O trabalho voluntário é assim mesmo. Não tem dinheiro, não tem contrato. É tudo no aperto de mão e na boa vontade das pessoas. As vezes dá, as vezes não. E se do nada surge uma vaga remunerada em algum lugar o que acontece? E se na hora que a pessoa não pode participar mais o que a gente faz? Sai correndo em busca de novos voluntários e torce para que o destino não te apronte de novo. Trabalho voluntário é assim. E acho que o cinema de guerrilha segue o mesmo caminho.

domingo, fevereiro 16, 2014

Curtindo um som na cidade devastada

Uma das primeiras fotos do ano, tirada em Joinville. Encontrei este graffitti ao lado em uma parede decadente de uma construção arruinada na zona leste da cidade. Ali próximo ao Excalibur, quem é do beco sabe do que estou falando e pode conferir pessoalmente este trabalho.
O quarto com a escada em caracol faz parte deste complexo de salas comerciais que não deram certo e hoje estão à mercê do tempo, sendo lentamente carcomidos à beira do mangue. Talvez essa não seja a paisagem mais bonita de Joinville, mas eu consigo ver beleza nessa decomposição. Taí uma ideia que pode brotar, explorar a decadência das cidades. Será que rola?


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Geladeira Continental não gela a parte de baixo

Verão é lindo, verão é maravilhoso, mas quando a geladeira falha você descobre que está a um passo do inferno. De domingo pra cá a Continental lá de casa começou a se comportar de modo estranho. O congelador funcionava perfeitamente, porém a parte de baixo da geladeira não ia muito bem das pernas. Quando o leite estragou pensei, colocaram pouca soda caustica dessa vez, mas quando a lata de extrato de tomate que fora aberta no domingo apareceu estragada na terça a noite não restaram mais dúvidas. A geladeira estava indo pro pau. E é nessas horas de desespero que nos lembramos daquele que está nas nuvens e tudo sabe. O YOUTUBE  é meu pastor e nada me faltará. Foi só jogar o nome da marca e o problema e logo surgiram vários vídeos sobre o assunto. Entre as opções disponíveis escolhi este aqui. Foi gravado o reparo de uma GE o que não afetou em nada o nosso caso, pois quando abrimos o nosso refrigerador ele era descaradamente idêntico ao da marca que aparece no vídeo. Executamos os procedimentos conforme demonstrados no vídeo e o resultado foi um sucesso.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Anime Gakuen 2014

Domingo foi dia de fazer um programa diferente. Sair com a família para conhecer o Anime Gakuen, um evento de cultura japonesa, mais especificamente animes e mangás com direito a um pouco de culinária nipônica e um pouco de artes e artesanato também. Bem organizado, com várias atrações, shows de bandas que tocam musicas de animes, palestra com o criador da tira "Um sábado qualquer",  concurso de karaokê, uma sala só pra dançar "Just Dance", enfim, muitas coisas pra se fazer nos dois dias de evento. Isso que ainda nem falei na quantidade de cosplayers presentes no lugar. Muitos, muitos mesmo e vários bem caprichados, parecendo mesmo que tinham saído agora mesmo das telas dos desenhos.
Quando cansava de andar pelos três andares de atrações íamos até o jardim e descansávamos nos bancos sob a sombra das árvores. Na hora que bateu a fome fiz questão de experimentar o Takoyaki, um delicioso petisco feito a base de polvo. Três takoyakis por R$ 5,00, com certeza um dinheiro muito bem empregado. Saboroso e suave este prato foi uma agradável surpresa.
Em certo momento decidimos nos arriscar na aula de origami, o que resultou em vários corações coloridos, alguns melhores que os outros, mas no final acho que aprendemos a dobrar tudo direitinho. As meninas gostaram tanto do negócio que hoje foram no youtube aprender a fazer um peixe e um sapo.
Agora é só esperar a próxima edição do evento que deve acontecer no segundo semestre do ano.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!