sexta-feira, dezembro 31, 2010

Christmas 2010

Since a long time does not appear here and I believe that is nothing better than come back sharing good things. My Christmas gift ever comes before 25. Santa Claus and I have a strained relationship. He can not wait. In the first moment he takes the gift in hands he wishes delivery it as soon as possible. It was so early in the month received my new digital camera. A Sony DSC-W320. My new faithful companion of all times. The other surprise was two unlined notebooks and a book in the series Rick Riordan. Three perfect gifts. For those who do not know I still like writing by hand. I'd rather throw the rough idea on paper and then refine at the time of typing. My current notebook is already almost full and should retire in early January. Which is great because I can begin the use of my presents. For last I was rewarded with a book from Digestivo Cultural. A website about culture and I always read that constantly promotes deals with books as prizes. My gift this time was a book of "Sidney Sheldon." Not quite the SS, since that's been dead for some time and the book is recent. In fact SS has become a franchise like the James Bond / Ian Flaming and the book was written by Tilly Bagshawe. When I was a teenager had a bias with SS and their works, but that was before I knew he was the creator of I dream of Jeannie. What would alone be enough for me to become a fan of the guy, but he also created Hart to Hart other successful series of my childhood. So at least he deserves my respect.


And so, full of gifts and good about life that I intend to return to the blogosphere and into the year 2011.

quarta-feira, dezembro 29, 2010

O enigma 1111


Chegara ao local do crime antes que os repórteres transformassem tudo em circo. Pretendia ir embora antes que o transformassem no palhaço do dia. Correu os olhos pelo local. Casa grande, início do século XX, um sobrado charmoso cercado por um belo jardim. Muros, seguranças, câmeras e cercas elétricas afastavam os invasores, mas nada disso foi suficiente para garantir a vida do proprietário. Fez perguntas, bateu fotos e por último examinou o cadáver. Um tiro à queima-roupa pelas costas. Não houve luta e a morte veio rápida. O corpo caiu pra frente e ficou apoiado sobre a escrivaninha. Nas mãos do morto uma caneta. E sobre uma folha de papel com uma caligrafia vacilante quatro algarismos idênticos. Um, um, um e um. Aquilo chamou-lhe a atenção. Talvez tivesse alguma ligação com o assassino. Terminou de colher informações e voltou pra delegacia após liberar o presunto pro rabecão.

Nos dias seguintes continuou investigando. Havia indícios de violação numa janela, mas nada fora roubado. O número ou números continuavam rodando em sua cabeça. Foi atrás do dinheiro, seguiu seu fluxo e descobriu que a pessoa beneficiada com aquela morte seria a viúva. O homicídio estava ficando cada vez mais claro. O que não ajudava em nada a pesquisa sobre o pequeno enigma deixado pelo morto. Depois de tornar a herdeira suspeita seu próximo passo foi destruir-lhe o álibi. Enquanto isso no seu tempo vago rodava a internet em busca de pistas sobre o 1111. Os primeiros resultados sempre apontavam para citações bíblicas. João, Mateus, Neemias, Lucas… Havia uma infinidade delas, mas nenhuma que apresentasse algum sentido especial. Encontrou referências a sinergia e também uma poesia de um obscuro escritor que fazia alusão ao 1+1=11. Mesmo assim continuava no escuro. Cogitou a hipótese de que o número fosse uma pista dando a hora do crime 11:11, mas o legista descartou essa ideia fixando a hora da morte entre 17:00 e 19:00.

Os casos paralelos tinham rendimentos inversamente proporcionais. Conforme o assassinato progredia para uma incontestável condenação da viúva o enigma 1111 recuava cada vez mais. Numa última tentativa foi à faculdade. Há muito tempo livrará a cara de um professor de matemática num problema de assédio sexual. Agora era hora de cobrar o favor. Entregou a tarefa e fez questão de frisar a importância do projeto e as consequências de um vazamento daquelas informações.

Passou um tempo e oficialmente a esposa da vítima foi condenada pelo crime. Sua participação no caso estava encerrada, mesmo assim continuava intrigado e pesquisando. Alguma coisa importante se escondia atrás daqueles algarismos, mas o que? Converteu os algarismos indo-arábicos para romanos. MCXI. Gostaria de largar tudo isso e seguir em frente só que os números perseguiam-no desde o despertar até o adormecer e além. Nos sonhos o morto o perseguia e cobrava a solução do seu enigma. Ele era sua esfinge e 1111 a sua charada. Pelo andar da carruagem seria devorado em breve e com direito a sobremesa.

Um mês depois de entregar a tarefa para o matemático fora chamado por ele para uma reunião no seu escritório da faculdade. Antes da hora marcada compareceu ao encontro cheio de empolgação e esperança.

- Antes que você se anime muito vou logo dizendo que as minhas pesquisas foram inconclusivas.

- Como assim? Tu é matemático! Teu negócio são números como é que você não descobriu nada?

- O fato de a matemática ser uma ciência exata não quer dizer que ela tem resposta pra tudo.

- Mas e aí? Pelo menos alguma pista?

- Se isso for um código binário essa sequência quer dizer 15 em decimal ou F em hexadecimal. Se o 1111 estiver em hexadecimal isso pode ser 4369 em decimal ou 1000100010001 em binário. Mas se for mil cento e onze isso pode ser 457 em hexadecimal ou 10001010111 em binário. Isso também pode ser o resultado da multiplicação entre dois números primos, 11 e 101. Isso também é um palíndromo. Existem uns místicos picaretas que acreditam que o 11:11 abre um portal pra uma nova era ou dimensão e esse blá, blá, blá todo. Só pra você ter noção de como anda a coisa o Uri Geller tá metido nisso. No fundo de toda essa bagunça eu não tenho nada de concreto pra você. Deixei nesses papéis as minhas anotações para o caso de você querer se aprofundar em alguma das opções.

A face de desânimo era triste e comovente. Pegou os papéis, agradeceu, levantou-se e foi em direção a porta já curvado pela derrota.

- Burro. É a milhar do burro na cabeça. Tá pagando 4000 por um.

Ninguém tinha notado o faxineiro na sala enquanto conversavam. Mas dos três apenas o "severino"tinha certeza de alguma coisa.

Conto escrito para o blogue "Duelo de escritores"



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

domingo, dezembro 26, 2010

São Joaquim sede da CBDG

O assunto é estranho e a primeira vista pode até parecer piada, mas é sério. A Confederação Brasileira de Desporto do Gelo existe. E no site dela há uma enquete para saber qual a cidade mais apropriada para ser adotada como sede por ela. E alguém pode perguntar, e nós com isso? Nós entramos nessa história quando sabemos que o município de São Joaquim é um fortíssimo candidato a vencer a enquete. Hoje a disputa está acirradísssima entre a já famosa Gramado e a aspirante cidade do planalto catarinense. Possivelmente a enquete não servirá de nada porque nessas coisas de projetos e recursos pesa muito mais a política do que o bom senso e a viabilidade técnica. Mesmo assim venho aqui divulgar a pesquisa e fazer campanha a favor da gelada São Joaquim.


Localizada numa bela região onde a paisagem é dominada por araucárias, macieiras e rochas o frio é o maior atrativo do município. Apesar de não ser um grande entusiasta da neve que tanto encanta os turistas afirmo que é um lugar que alegra os olhos. E quanto a neve? Alguém já ouviu falar de neve em Gramado? Certo; se você for procurar na rede até vai encontrar, mas aqui em Santa Catarina neve já virou coisa costumeira. Além disso a cidade já me proporcionou uma das mais belas alvoradas que já vi. No inverno de 2003 acampei no meio de um campo de maçãs e assisti a uma das noites mais estreladas da minha vida e depois com um lindo nascer do sol numa fria manhã de julho.

Eu já fiz a minha parte votando, agora pretendo ajudar um pouco mais divulgando essa causa. Acredito que essa seja uma oportunidade de se criar empregos no município e firmá-lo como um importante destino turístico ligado ao frio. Fora os já citados pinhão, neve e maçã a cidade está investindo pesado na produção de vinhos de qualidade o que adiciona mais um atrativo para os visitantes. Como última vantagem a seu favor destaco os custos. São Joaquim é muito mais barata que a sua concorrente.

Faça sua parte. Clique aqui e ajude São Joaquim.
 
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Muitos ipês roxos em Porto Alegre



Todos os anos em setembro, outubro ou novembro meus olhos brilham ao me deparar com os ipês amarelos em Joinville. Os ipês são árvores que dão flores nas cores branca, amarela ou roxa. Na minha recente visita em Porto Alegre vi muitos ipês roxos espalhados pela cidade que me deixaram encantada e me fez parar para apreciar a sua beleza.

Até hoje nunca vi um ipê roxo em Joinville. Mesmo assim gosto mais das flores amarelas do que das roxas. Desde menina, sempre gostei muito da cor amarela, pois ela me dá alegria, me faz sorrir, me sentir bem, me dá brilho. Como a empresa onde trabalho possui um imenso jardim, tive a felicidade de observar a abertura das flores amarelas. Por alguns dias, eu almocei na empresa ao ar livre em companhia das lindas árvores e de outras plantas do jardim. Sentei na grama para apreciar o espetáculo da natureza. Depois de um tempo, as flores amarelas foram embora. Elas se despediram indo para o chão. Na grama, elas continuaram mostrando a sua beleza. Com a grama, formaram um belo casal: verde e amarelo, fazendo me lembrar do meu país chamado Brasil. Às vezes, eu me pergunto se essas árvores tivessem as flores o ano inteiro, despertariam a minha atenção. Será que eu iria parar para admirá-las? Talvez não.

Entre os muitos aspectos encontrados em Porto Alegre, escolhi falar neste post dos ipês roxos. Dou uma flor a cada leitor que nos acompanha neste blogue desejando que o natal seja um momento de agradecimento a Deus e às pessoas importantes em sua vida e de comemoração pelo nascimento de Jesus. Como não posso dar uma flor pessoalmente, faço de outro jeito que é mostrar as fotos de ipês amarelos e roxos. Desejo ainda que o seu natal seja cheio de flores. Flor da alegria. Flor do amor. Flor da paz. Da saúde. Da paciência. Da vontade de viver. E de muitas outras flores que fazem bem a sua vida. Feliz natal!


Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Natal 2010

Já que faz tempo que não apareço por aqui acredito que nada melhor do que partilhar boas coisas. Meu presente de natal sempre chega antes do dia 25. Papai Noel e eu temos uma relação conturbada. Ele não consegue esperar. Assim que está com o presente em mãos ele faz questão de me entregar o mais rápido possível. Foi assim que no começo do mês recebi minha nova câmera digital. Uma sony DSC-W320. Minha nova fiel companheira de todas as horas. A outra surpresa foram dois cadernos sem pauta e um livro da série Rick Riordan. Três presentes perfeitos. Pra quem não sabe eu ainda gosto de escrever à mão. Prefiro deitar a idéia bruta no papel e depois refinar na hora da digitação. Meu atual caderno de anotações e escritos já está praticamente cheio e deve se aposentar nos primeiros dias de janeiro. O que é ótimo pois, vou poder inaugurar os meus presentes. E por último ganhei um livro do Digestivo Cultural. Um site sobre cultura que eu sempre leio e que constantemente promove promoções com livros como prêmios. O meu presente dessa vez foi um livro do "Sidnei Sheldon". Não é bem do SS, visto que o mesmo está morto há algum tempo e o livro é recente. Na verdade SS virou uma franquia igual ao James Bond/Ian Flaming e o livro foi escrito por Tilly Bagshawe. Quando eu era adolescente tinha um preconceito com SS e suas obras, mas isso foi antes de eu descobrir que ele era o criador de Jeannie é um gênio. O que por si só seria o suficiente pra eu me tornar fã do cara, mas além de Jeannie ele criou também o Casal 20 outra série de sucesso do meu tempo de infância. Então no mínimo ele merece o meu respeito.
E é assim, cheio de presentes e de bem com a vida que eu pretendo retornar a blogosfera e entrar o ano de 2011.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

sexta-feira, dezembro 17, 2010

A ti

Linda! Cuja feição encantadora
No mundo inteiro não há nada igual.
Tu és da natureza a detentora
Da forma mais perfeita e escultural.

Tua formosura é entontecedora;
Essa meiguice é tão descomunal,
Tua singeleza é descontroladora,
És tão divina, tão proporcional.

És ninfa, deusa, angelical, és santa.
Tanta meiguice e formosura tanta,
Dizer não podem esses versos meus.

Obra prima vital da natureza
És fonte inesgotável de beleza,
Inspiradora criação de Deus.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

terça-feira, dezembro 14, 2010

Porto Alegre e seus muitos e muitas...

Demorei! Finalmente, conto mais sobre a minha inesquecível viagem a Porto Alegre. Estava doida para escrever logo. Empolgação não falta. Nem inspiração. Nem alegria. Nem vontade de compartilhar os meus momentos gostosos com os queridos leitores deste blogue. O que falta? Tempo! Desculpa apresentada por muita gente, não é mesmo? Chega de “bláblá” e vamos falar de Porto Alegre.

Com a intenção de apresentar melhor a imensa cidade, minha amiga Léo me levou para passear no ônibus de turismo, um serviço semelhante ao de Curitiba que já contei aqui. A diferença é que o ônibus da capital gaúcha não para nos pontos turísticos, ou seja, as pessoas não escolhem lugares turísticos para desembarcar e pegar o ônibus de novo. No entanto, o passeio foi muito bom e válido. Opa, foram dois passeios. Um no lado sul da cidade. E o outro, no lado norte. Cada passeio custou R$ 20,00 (vinte reais).

Porto Alegre chamou a minha atenção em muitos aspectos. Muitas edificações conservam a arquitetura antiga, muitas e enormes praças, muitas árvores, muitos ipês com flores roxas, muitos bairros da cidade têm o mesmo nome dos bairros de Joinville, onde moro, muitas esculturas e estátuas. Perceberam o uso repetitivo das palavras “muitas” e “muitos” neste parágrafo? Utilizei com o propósito de mostrar que tenho muito que contar da capital do Rio Grande do Sul.

O passeio de um dia de Curitiba me inspirou a escrever bastante e me fez dividir em quatro partes neste blogue a fim de deixar a leitura agradável. Eu fiquei quatro dias em Porto Alegre... Vou tentar me controlar com o excesso de palavras, frases, parágrafos, posts, etc. Então, resolvi escrever por parte tendo como tema os aspectos que chamaram a minha atenção em Porto Alegre. Prontos para embarcar comigo no próximo post? Ah, esperem! Quase me esqueço de falar mais uma novidade. Comprei o meu primeiro notebook! Este texto é o primeiro que escrevo no notebook. Ele é lindo e estou adorando usá-lo. Pronto, agora vamos embarcar neste ônibus de turismo?


Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Ausência

Ficar longe de ti me descontenta;
Ficar longe de ti me desespera;
Meu corpo sem teu corpo não agüenta;
E a boca sem teus beijos destempera...

Sem ti meu coração não se alimenta,
Sem ti meu coração se dilacera;
O frio da tua ausência me atormenta;
Na solidão a dor se prolifera.

Sem teu amor o tempo apenas passa.
Meu céu não tem mais sol sem teu sorriso
Sem ti a minha vida não tem graça.

Meu mundo sem teu mundo é solidão,
A vida é só tristeza sem teu riso,
Sem teu amor, vazio meu coração.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, dezembro 08, 2010

O natal e os correios

Como aconteceu antes, veja aqui e aqui também, em 2010 divulgarei a campanha logo no seu início. Se você gosta de ajudar as pessoas e no final do ano sente o espírito natalino invadir sua vida eis aí a grande chance de fazer algo de bom pelo próximo. É só participar da campanha Papai Noel dos Correios.
Até o dia 16/12/10 você pode adotar uma cartinha e fazer uma criança feliz.
Resumindo tudo, fica assim, as crianças escrevem as cartinhas para o Papai Noel/Natal, o Correio verifica se a criança é de origem "humilde" leia-se comunidade carente, as cartinhas válidas ficam a disposição de pessoas como vocês para que sejam "adotadas". Tudo muito simples. Leu. Comoveu? Adota a carta e dá um presente pra criança. Os correios se encarregam de entregar o presente totalmente de graça. Isso mesmo. Não cobra nada pra entregar na comunidade o presente que você deu.
Espero que esse ano mais pessoas possam contribuir nessa movimentação.
E vocês o que vão fazer pra ajudar alguém nesse final de ano?

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Desfile das vacas em Porto Alegre

Nos quatro últimos dias de novembro, estive em Porto Alegre, a capital dos gaúchos. Pude conhecer mais e melhor a cidade e matar a saudade da minha amiga Léo. Cerca de dez anos atrás entrei rapidamente em Porto Alegre e a impressão que tive é a cidade ser uma mistura de Curitiba e Florianópolis. E a impressão continuou sendo a mesma na minha última e recente visita. Depois de ver o lugar onde vive a minha amiga, fomos ver as vacas decoradas pelos artistas da cidade no Shopping Bourbon.

Trata-se da Cow Parade. São esculturas em fibra de vidro decoradas por artistas da região e espalhadas pela cidade em locais públicos como estações de ônibus, de metrô, avenidas e parques. Foi a primeira vez que vi uma Cow Parade. Depois de ficarem expostas em lugares públicos, elas foram juntas se exibirem no Shopping Bourbon por 10 dias. Não dava para saber qual a mais bonita. Nem escolher o melhor trabalho. Cada vaca trazia sua beleza, criatividade e mensagem. Havia a “Vacavatar”, em referência ao filme “Avatar”, a “Tricowlor”, do time de futebol Grêmio, a “Cowlorada”, do time de futebol Internacional, a “Incrível Hulk”, a “Coca-Cola – Viva Positivamente”, a “Vaca em Braile”, a “Vaca Suíça” e muitas outras. Eram oitenta esculturas!

Uma das coisas que chamou muito a minha atenção foi encontrar pessoas mostrando o seu amor por um dos dois principais times do Rio Grande do Sul: Grêmio e Internacional. Impossível não notar alguém usando camiseta de um deles. Os artigos relacionados a esses clubes são vendidos em lojas lado a lado, ou seja, uma loja vende os do Grêmio e, no lado dela, outra loja vende os do Internacional. Ou, então, uma só loja oferece os produtos dos dois clubes. Passei em frente aos estádios de futebol. O estádio do Grêmio e o do Internacional, em minha opinião, não estão muito longe um do outro.

Opa, não quero ficar falando apenas de futebol. Volto para as vacas. Lá vão mais duas fotos para se encantar.



Vale a pena saber mais sobre a Cow Parade, clicando aqui.
OBS.: Vou falar mais sobre o meu passeio em Porto Alegre nos próximos posts.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!